
Resultados
Geração parental (F0)
Germinação das sementes



A taxa de germinação das sementes de A. thaliana mostra que a exposição às radiofrequências (1 h e 2 h) torna o processo mais rápido, pois um maior número de sementes já tinha germinado ao fim de 7 dias. Esta taxa de germinação só foi igualada/aproximada ao fim de 13 dias, nas sementes sem exposição a radiofrequências (grupo de controlo).
Desenvolvimento da planta
Nos diversos tratamentos, foi avaliado o desenvolvimento da planta madura, com base no Nº de folhas da região basal, no diâmetro da roseta na região basal da planta e na altura do caule com a inflorescência.



O desenvolvimento global das plantas (roseta vegetativa) do grupo de controlo (0h) e do grupo com 1h de exposição a radiação é muito semelhante, tal como aconteceu com a taxa de germinação. O grupo de plantas que recebeu 2 horas de exposição a radiação durante a germinação das sementes, manteve a tendência apresentando mais folhas e de maior tamanho.
Germinação dos grãos de pólen
A germinação dos grãos de pólen revelou-se um processo bastante difícil de reproduzir em condições artificiais (in vitro). Os grãos de pólen de A. thaliana apresentam grande sensibilidade e a taxa de sucesso foi extremamente reduzida, mesmo no grupo de controlo.


Produção do fruto e sementes


A radiação emitida pelos telemóveis em modo de conversação (intensidade média do campo elétrico 14, 98 V/m) afeta a produtividade da Arabidopsis thaliana. Apesar de se ter registado um ligeiro decréscimo no número de silíquas quando se aumenta o período de exposição às RF, observa-se uma acentuada queda no número de sementes produzidas nas silíquas das plantas do grupo exposto a radiação por 2h. Este aspeto, mostra que a floração não foi significativamente afetada, foram produzidas sensivelmente o mesmo número de silíquas, mas a fecundação foi severamente influenciada, pois o número de sementes foi muito menor.
As microfotografias das silíquas mostram uma redução considerável no tamanho das silíquas e no número de sementes produzidas por silíqua, no tratamento de maior período de exposição, demonstrando que as RF interferem na fertilidade de Arabidopsis thaliana.
Geração F1
Germinação das sementes


Os resultados obtidos nos ensaios de germinação continuam a mostrar diferenças na taxa de germinação:
- As sementes expostas a radiação, continuam a germinar em maior número e mais cedo nas caixas de Petri do que nos vasos.
- Os grupos de controlo também mostraram melhor taxa de germinação comparativamente com os grupos de controlo da geração parental.
Este facto pode ser explicado pela longevidade das sementes, com o tempo o embrião vai perdendo viabilidade. As sementes usadas neste ensaio foram colhidas e após 3 semanas foram reiniciados os trabalhos.
Desenvolvimento da planta
Em desenvolvimento...